sexta-feira, 22 de maio de 2009

...cursos preparatórios....

MPU: UM DOS MELHORES CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSOS DO BRASIL

Jorge Fernandes Queiroz Melo*


Atualmente, ser servidor público passa pelo sonho de grande parcela da população brasileira. Inúmeros motivos levam as pessoas a seguirem a carreira no serviço público, dentre eles estão: estabilidade, vocação, salários, etc. O MPU não é uma exceção, apesar de ser um dos concursos para agente administrativo mais difíceis do Brasil, continua sendo objeto de desejo, basta ver o número de inscritos no último concurso, mesmo não existindo vaga para a maioria dos cargos.

Nos últimos dez anos, milhares de servidores adentraram no quadro do MPU, compondo parcela expressiva do quadro e juntando força com os colegas mais antigos, numa mescla de experiência e "sangue-novo" que talvez não tenha paralelo no serviço público atual. É importante frisar que boa parte do quadro possui ou está cursando o 3º grau, o que só vem a agregar qualidade aos serviços.

A carreira no MPU é atraente pelo papel que desempenha perante a sociedade, ganhando respeito a cada dia e mostrando ser merecedora de admiração. Alguns até de forma exagerada enxergam o MPU como uma espécie de salvador da pátria. Parcela importante do respeito conquistado tem origem nos trabalhos desenvolvidos com seriedade e compromisso pelos servidores, que juntamente com os membros ajudam a fazer a instituição que é hoje.

Porém, nem tudo é uma maravilha: folheando o Diário Oficial da União é possível visualizar o grande número de servidores que deixam os quadros do MPU. Servidores experientes e qualificados, que vão ajudar a brilhar os quadros da AGU, Judiciário, Receita Federal, INSS, Ministério do Trabalho, MPE, etc. Chegou-se ao extremo de ter servidor fazendo concurso para o mesmo cargo em outro Poder, sabendo que a tabela salarial é semelhante e que terá que galgar a carreira novamente. O que estaria acontecendo?

O que os servidores estão buscando em outros órgão chama-se QUALIDADE DE VIDA, pois o salário não é o único motivo para permanecerem no MPU.O que deveria ser motivo de orgulho e de mantença para qualquer Administrador não ocorre no MPU. Os servidores do MPU são tratados de uma forma incompreensível, onde decisões são tomadas de forma unilateral sem ao menos ouvir os servidores.

Quando é que a Administração irá entender que os servidores só pensam em melhorar os serviços prestados e que mesmo existindo divergências nunca estiveram em lados opostos? Quando é que irão valorizar o quadro humano existente, capaz de desempenhar com excelência suas funções em qualquer órgão ou poder?

Fica o alerta aos servidores, é preciso se auto valorizar antes de pensar em outras pessoas e lutar por melhorias. O aviso é extensivo aos servidores que pensam em sair MPU e permanecem inertes – enquanto não forem nomeados em outro concurso são servidores e podem/devem participar. Da mesma forma, os servidores novatos que não conhecem o movimento sindical – nenhuma melhoria cai do céu, se hoje o MPU possui uma carreira atrativa é devido o trabalho dos colegas que batalharam no passado. O futuro do MPU vai depender da atuação dos colegas agora, no presente.



* Jorge Fernandes Queiroz Melo é suplente da diretoria do SINASEMPU

Nenhum comentário: